sábado, 8 de outubro de 2011

Satélite que caiu na terra em 2011


O Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês), que tem o tamanho de um ônibus e pesa seis toneladas, caiu na Terra na madrugada deste sábado.
A Nasa afirmou em um comunicado que o satélite caiu na Terra entre 0h23m e 2h09m (no horário de Brasília). "O momento exato da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza", diz a nota. O local de entrada na atmosfera foi sobre o Oceano Pacífico.
De acordo com relatos de moradores no Twitter, fragmentos do equipamento caíram na região de Okotoks, uma cidade ao sul de Calgary, no oeste do Canadá. Antes de cair, sobrevoou, além do Canadá, a África e a Austrália.
A Nasa vinha informando que os restos do satélite deveriam se espalhar por uma área de 800 km e que não haveria riscos para a população.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Exoplanetas

Exoplanetas são planetas situados FORA DO SISTEMA SOLAR como Éris, ou Gliese 581. Se conhecerem esse nome pensarão que é uma estrela e é sim, mas ao redor daquela estrela descobriram que havia planetas, um deles com uma possibilidade de haver vida que também foi batizado como Gliese 581, assim como a estrela.
Até hoje os astrônomos já identificaram mais de 300 (trezentos) exoplanetas, qualquer um destes pode ter vida assim como a terra, pois não é impossível um planeta ter vida até mesmo porque ele pode não respirar oxigênio, ele pode respirar metano, dióxido de carbono, o sistema dele pode ser diferente, mas não precisa se assustar, pois nunca mostraram uma prova concreta de que há realmente vida fora do sistema solar, ou mesmo da terra.

Gliese 581

terça-feira, 19 de julho de 2011

O Big Bang

O Big Bang (que se pronuncia Big "Beng") foi um enorme acontecimento na história da astronomia, eu acredito que foi o mais famoso até hoje. Para começar, quero vir algumas horas antes do Big Bang, antes dele o universo        
era menor que uma galáxia, menor que um sistema planetário, menor que um planeta, menor que um continente, que um país, uma região, um estado, uma cidade, um bairro, uma rua, uma casa, era menor até que nós, era do tamanho de uma bola de gude, surpreso? E se eu disser que o universo ficou deste tamanho em um trilionésimo de segundo? Pois é. Big Bang significa grande explosão, porque foi uma explosão, imagine aí: o universo do tamanho de uma bola de gude e der repente com uma explosão, com o tamanho de mais de 150.000.000.000 (cento e cinquenta bilhões) de galáxias?



terça-feira, 21 de junho de 2011

Eclipses e auroas


Eclipses

Eclipses são quando um corpo celeste passa em frente a um outro, e o esconde, pois eclipse significa esconder.
Existem os eclipses: o eclipse solar e o eclipse lunar. Olhem bem para as fotos, em uma delas tem algo estranho? Pois bem, a única coisa estranha é a lua no eclipse lunar, não sei se você percebeu, mas ela está vermelha, sim. Isso ocorre pois quando a luz do sol atravessa a atmosfera, a atmosfera filtra a luz e deixa apenas aluz vermelha passar, mas em nem todos os eclipses lunares ocorre isso. Também não sei se você percebeu, mas a lua aparece nas duas imagens, não acredita? Então olhe para o sol (MAS NÃO PARA O SOL DE FORA DA SUA CASA O SOL DA IMAGEM), e veja que o disco solar está escuro, é a lua, muita gente até eu me perguntava como ela cobria o sol se ela é menor? Bom embora ela seja 400 (quatrocentas) vezes menor do quê o sol ela está 400 (quatrocentas) vezes mais próxima do sol do quê a terra.

eclipse solar

                                                                                                                                               






eclipse lunar







                                                             

                           

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O campo dos cometas

 Antes de assistir a esse vídeo, vejam a postagem: "Meteoros e estrelas cadentes".

Meteoros e estrelas cadentes

Meteoros são grandes rochas espaciais  luminosos porque quando chegam ao planeta Marte eles desenvolvem uma cabeleira de fogo, poeira e gás, é graças ao gás que o cometa desenvolve essa cabeleira pois quando o calor do Sol queima esse gás, claro, ele queima. Quando um cometa se aproxima do Sol ele perde 1000 (mil) toneladas de água por segundo! Agora vamos falar de estrelas cadentes, bom, as estrelas cadentes como são conhecidas não são estrelas, podem ser parte da poeira de um cometa (ou meteoro), pode ser um asteróide pequeno ou até mesmo lixo espacial*. Na imagem vemos o cometa Halley, o cometa mais conhecido. Este cometa tem esse nome pois um homem chamado Halley nasceu no ano que o cometa passava e morreu no ano também que ele passou, daí seus alunos decidiram batizar o cometa de "cometa Halley" claro que não foi só querer tinham que falar com alguém antes. Saiba mais sobre isso no vídeo acima.
Cometa Halley









*São restos de máquinas ou satélites.

A Via Láctea

A Via Láctea é um enorme gigantesco disco espacial em forma de espiral que como tudo no universo, gira. Esse sistema de rotação é bem mais lento do que pensam, é durante 225.000.000 (duzentos e vinte e cinco milhões) de anos!!! Na Via Láctea existem 150.000.000.000 (cento e cinquenta bilhões) de estrelas!!! Na imagem abaixo você pode ver a Via Láctea e duas luzes muito brilhantes: uma quase alinhada com a nossa galáxia e uma abaixo dela, elas são galáxias-anãs que são pequenas galáxias com menos estrelas, a Via Láctea tem milhares de galáxias-anãs em volta dela que podem até ser visto a olho nú. No centro vocês podem ver uma enorme "esfera" de luz, porque ela é como uma cidade: é no centro que a luz brilha mais, essa luz é de um aglomerado enorme de estrelas, se todas essas estrelas juntas formarem um buraco negro cada uma, elas destruiriam a Via Láctea, mas tem uma probabilidade maior do que a Via Láctea disso não acontecer.

domingo, 1 de maio de 2011

Planeta-anão

Um planeta-anão é um corpo rochoso e arredondado que circula em torno de uma estrela, porém essa órbita não é especifica, ou ele tem a órbita inclinada, ou ele primeiro orbita para trás depois para frente ou até mesmo faz os dois, é o caso de Plutão o mais recente a ser descoberto, por causa disso é o mais conhecido. Ceres na minha opinião é o que devia se chamar mesmo de planeta-anão, pois ele circula junto aos asteróides.
 

sábado, 30 de abril de 2011

Estrela D'alva

A estrela d'alva na verdade é um planeta, é chamado de estrela porque ele é um planeta muito brilhante e é o primeiro astro a ser visto depois do por do Sol. A estrela d'alva é o nosso vizinho querido e quente Vênus, o planeta mais quente do sistema solar por causa de sua atmosfera densa o calor do Sol entra em Vênus e não sai mais e graças a essa atmosfera não dá para ver as estrelas, planetas e o céu. Acreditem ou não, em Vênus tem rios. É sério, você deve está pensando: "como tem rios em Vênus se é o planeta mais quente do sistema solar?"
A resposta é muito simples, não tem rios de água e sim de lava. Na foto de cima você pode ver Vênus com atmosfera logo abaixo sem atmosfera.

O planeta gigante

Júpter, nosso enorme planeta do sistema solar, gasoso e sua fama é sua grande mancha vermelha que permanece desde sua criação, mas na verdade é um gigantesco tornado muito maior que a terra! Ninguém jamais teve imagens frontais dessa tempestade pois teriam que descer muito e ficar muito perto de Júpter e isso é impossível pois ele tem uma grande força gravitacional que esmaga qualquer coisa. É o caso de um cometa chamado Schumacher Levy que passou perto de Júpter que o partiu em mais de 20 fragmentos e esmagou os fragmentos um após o outro. Júpter é literalmente um Sol fracassado, ele foi criado ao mesmo tempo que o Sol, mas não absorveu muita matéria e acabou se tornando apenas um planeta.
                                                        
                                                            
                                                                                            

Constelações

Constelações são um grupo de estrelas que fazem um desenho no céu, mas você deve está pensando: "como isso surgiu?" Começou nos povos da antiguidade que se divertiam fazendo isso, que atravessou gerações até hoje, vamos vê-las (mas não em imagens). A mais conhecida no hemisfério sul é o cruzeiro do sul, ela tem a forma de uma cruz e é constituída por 4 estrelas principais mas na verdade ela tem 5, mas em uma delas não passa a "linha" que faz o desenho (mas só pode ser vista no hemisfério sul). Outra bem conhecida é Órion, é constituída por 8 estrelas principais, mas ela tem mais que isso. Órion, segundo os gregos foi um caçador e atrás dele estão as constelações cão maior e cão menor que são seus fiéis companheiros de caça.




Vida de astros

Se comparar a sua vida com a de um astro, vai ver que para o astro sua vida não passa de menos de 1 segundo! É o caso do Sol que muito antes da vida nascer na água, ele já existia! Impressionante não? Pois veja a vida do universo, não se sabe ao certo mas acredita-se que ele tem o mesmo tempo de vida que o Sol, mas na verdade o universo tem milhões de anos a mais, mais ou menos 100.000.000 (cem milhões) de anos a mais! O Sol foi criado a 5.000.000.000 (cinco bilhões) de anos, por uma nuvem chamada nebulosa que começou a girar cada vez mais rápido, no centro foi criado o Sol e aos redores teve menos intesidade e criou os  planetas.