segunda-feira, 23 de maio de 2011
O campo dos cometas
Antes de assistir a esse vídeo, vejam a postagem: "Meteoros e estrelas cadentes".
Meteoros e estrelas cadentes
Meteoros são grandes rochas espaciais luminosos porque quando chegam ao planeta Marte eles desenvolvem uma cabeleira de fogo, poeira e gás, é graças ao gás que o cometa desenvolve essa cabeleira pois quando o calor do Sol queima esse gás, claro, ele queima. Quando um cometa se aproxima do Sol ele perde 1000 (mil) toneladas de água por segundo! Agora vamos falar de estrelas cadentes, bom, as estrelas cadentes como são conhecidas não são estrelas, podem ser parte da poeira de um cometa (ou meteoro), pode ser um asteróide pequeno ou até mesmo lixo espacial*. Na imagem vemos o cometa Halley, o cometa mais conhecido. Este cometa tem esse nome pois um homem chamado Halley nasceu no ano que o cometa passava e morreu no ano também que ele passou, daí seus alunos decidiram batizar o cometa de "cometa Halley" claro que não foi só querer tinham que falar com alguém antes. Saiba mais sobre isso no vídeo acima.
*São restos de máquinas ou satélites.
![]() |
| Cometa Halley |
*São restos de máquinas ou satélites.
A Via Láctea
A Via Láctea é um enorme gigantesco disco espacial em forma de espiral que como tudo no universo, gira. Esse sistema de rotação é bem mais lento do que pensam, é durante 225.000.000 (duzentos e vinte e cinco milhões) de anos!!! Na Via Láctea existem 150.000.000.000 (cento e cinquenta bilhões) de estrelas!!! Na imagem abaixo você pode ver a Via Láctea e duas luzes muito brilhantes: uma quase alinhada com a nossa galáxia e uma abaixo dela, elas são galáxias-anãs que são pequenas galáxias com menos estrelas, a Via Láctea tem milhares de galáxias-anãs em volta dela que podem até ser visto a olho nú. No centro vocês podem ver uma enorme "esfera" de luz, porque ela é como uma cidade: é no centro que a luz brilha mais, essa luz é de um aglomerado enorme de estrelas, se todas essas estrelas juntas formarem um buraco negro cada uma, elas destruiriam a Via Láctea, mas tem uma probabilidade maior do que a Via Láctea disso não acontecer.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
Planeta-anão
Um planeta-anão é um corpo rochoso e arredondado que circula em torno de uma estrela, porém essa órbita não é especifica, ou ele tem a órbita inclinada, ou ele primeiro orbita para trás depois para frente ou até mesmo faz os dois, é o caso de Plutão o mais recente a ser descoberto, por causa disso é o mais conhecido. Ceres na minha opinião é o que devia se chamar mesmo de planeta-anão, pois ele circula junto aos asteróides.
Assinar:
Comentários (Atom)


